Golden Circle e a importância do seu propósito

Anna Borges | @aztecadesign | 12 janeiro, 2021



Você já pensou qual é o propósito do seu trabalho ou a sua razão de ser e existir no mundo? O que te motiva e te faz enfrentar os desafios do dia-a-dia?
Num cenário empreendedor, entender o seu porquê pode ser uma estratégia poderosa, tanto para se posicionar enquanto profissional, quanto para desenvolver melhor seus projetos, produtos ou serviços.
Começar pelo seu porquê é o que propõe Simon Sinek, um publicitário inglês especialista em liderança, que estudou o comportamento de diversas empresas para desenvolver sua teoria, aplicada como ferramenta de estratégia e posicionamento.
A partir do método denominado “Golden Circle” ele analisou como líderes lendários como Steve Jobs, Martin Luther King Jr. e os irmãos Wright foram capazes de inspirar, em vez de manipular, a fim de motivar as pessoas: eles entendiam o seu porquê!

A teoria é relativamente simples, mas muito significativa:


#designestrategico
#metodologia



REFERÊNCIA: 
SINEK, Simon. Comece pelo porquê. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.

Imagem de capa: Toy Story. Foto by ©Unsplash.
.
Clareza do PORQUÊ, Disciplina de COMO e Consistência do QUÊ
A maioria das empresas se posiciona de fora pra dentro: sabem dizer o que elas vendem, como vão vender e só então pensam num porquê de tudo isso (ou nem pensam!).
E, segundo Sinek, o diferencial está em começar pelo porquê! E pensar o Golden Circle de dentro para fora. Refletir primeiramente sobre seu propósito, se posicionar em relação ao seu diferencial, para então oferecer o melhor do seu trabalho ou produto.
Por mais que entender o seu porquê seja importante, é preciso buscar um equilíbrio dentro do círculo dourado:

.
.
Se você não sabe por que faz o que faz, como pode esperar que mais alguém saiba?
Para que outros conheçam seu POR QUÊ, primeiro você deve ter essa clareza.
Para dar vida ao seu POR QUÊ, você deve ser disciplinado em viver seus COMO. Você deve se comportar de maneira alinhada com seus valores, princípios orientadores, pontos fortes e crenças.
E tudo O QUE você fala e faz deve ser consistente com o que você acredita. Afinal, vivemos no mundo tangível. A única maneira de as pessoas saberem no que você acredita é se expressando de forma autêntica!
.









Na Azteca Design, o Golden Circle faz parte tanto do nosso posicionamento, quanto da estratégia de design que utilizamos na criação de marcas com os clientes. Nas dinâmicas de aplicação da nossa metodologia direcionamos perguntas-chave para conhecer o universo da marca que vamos criar e entender melhor qual é o seu propósito.
Para qualquer tipo de projeto de design é preciso entender o porquê daquela empresa, que transformação ela quer causar. Não somente para ter uma comunicação clara, mas para desenvolver um projeto que expresse esses valores e se conecte mais profundamente com as pessoas.




.

OUTROS ARTIGOS

Back to Top