César & Matias Advogados
Estratégia de Marca | Identidade Visual


A César & Matias é um escritório de advocacia de Recife, que nasceu de um desejo de fazer diferente. É uma marca nova, pensada para uma atuação jurídica mais humanista, que acredita que podemos transformar a sociedade por meio da justiça, a partir de um tratamento mais ético, acolhedor e inclusivo. Para isso é preciso se distanciar do olhar frio que as pessoas em geral têm sobre advogados. Mudar a perspectiva de que um escritório de advocacia é um ambiente elitista e inacessível era um ponto fundamental. No processo de estratégia ficou bastante claro como os valores de universalidade, transparência e pertencimento faziam parte da cultura da marca.
Nosso desafio foi criar uma marca que se conectasse com esse valores e transmitisse a segurança, confiança e profissionalismo que a área do Direito exige, sem cair no senso comum de padrões pré-estabelecidos. A profunda relação dos sócios com a vida interiorana e com a cultura local nos levaram ao universo visual do Movimento Armorial, idealizado por Ariano Suassuna. Um movimento de estética única, que criou uma nova forma de se fazer arte brasileira, misturando o erudito e as raízes populares nordestinas, sem fazer distinção entre elas.
Nos inspiramos na linguagem da heráldica sertaneja, nos grafismos regionais e na intensidade das cores para criar uma identidade visual expressiva e cultural, com um toque de modernidade. O símbolo é uma metáfora entre a dureza da vida e a simplicidade da resiliência. Uma transformação que personifica o desejo da marca de criar um mundo em que a justiça social floresça, apesar das adversidades. Na expansão da narrativa visual, utilizamos o ciclo da flor do mandacaru para representar a singularidade de cada cliente atendido pela marca.



[EN]
César & Matias is a law firm in Recife that emerged from a desire to do things differently. It's a new brand crafted for a more humanistic legal practice, believing in the power to transform society through justice, fostering an ethical, welcoming, and inclusive approach. To achieve this, it's essential to break away from the common cold perception people generally hold about lawyers. Changing the perspective that a law firm is an elitist and unapproachable environment was a pivotal point. Throughout the strategic process, it became evident how values of universality, transparency, and belonging were integral to the brand culture.
Our challenge was to create a brand that resonated with these values and conveyed the security, trust, and professionalism demanded in the field of law without falling into the trap of established standards. The deep connection the partners have with rural life and local culture led us to delve into the visual universe of the Armorial Movement, conceptualized by Ariano Suassuna. It's a movement with a unique aesthetic that revolutionized Brazilian art by blending erudition with the popular roots of the Northeast without distinction.
We drew inspiration from the language of sertaneja heraldry, regional graphics, and the intensity of colors to craft an expressive and cultural visual identity infused with a touch of modernity. The symbol serves as a metaphor for life's toughness and the simplicity of resilience. It embodies the brand's desire to create a world where social justice blossoms despite adversities. Expanding the visual narrative, we utilized the cycle of the mandacaru flower to represent the uniqueness of each client attended to by the brand.


"A melhor experiência foi a sensação de conseguir, juntos, desenvolver algo que transmitisse o nosso sentimento. Conseguir mostrar para o mundo que não é apenas um escritório como outro qualquer, e sim uma referência que pode ser lembrada como algo que acolhe e que cuida das pessoas, foi muito mais além do que estávamos pensando. Só temos a agradecer pelo trabalho da Anna e da Azteca."
Clivison César e Milanny Matias

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