Zapata Brewing Co.

Identidade Visual | Essencial Brand
Design de Embalagem | 2021


Uma cervejaria artesanal que carrega no seu DNA a ousadia irreverente do rebelde mexicano. Uma marca autêntica e expressiva, para quem curte festejar a vida com bebidas intensas.

Uma cerveja brasileira
de alma mexicana

A Zapata Brewing Co. nasceu do hobby dos primos Nacho e Miguel Hernández, que são apreciadores de cerveja artesanal e sempre tiveram a curiosidade e interesse em transformar sua paixão em negócio. Os Hernández vêm de uma família tradicional mexicana, mas que reside no Brasil há mais de 30 anos. 

O nome da marca é uma homenagem a um dos principais personagens históricos daquele país: Emiliano Zapata, líder camponês da Revolução de 1910. Por isso, buscamos reforçar, na identidade visual, a cultura e o espírito revolucionário do povo mexicano.

Seu objetivo é ampliar a produção e criar um produto com uma linguagem jovem e despojada, assim como seu principal público, que são adultos jovens, músicos e artistas. Para isso, buscam uma identidade visual e design de rótulos para os primeiros estilos de cervejas já produzidos: APA, IPA e Blond Ale.

O desafio foi trazer para a identidade visual e para os rótulos a expressividade da cultura mexicana, com suas cores, elementos e estilos tipográficos. Apesar de ser uma cultura vibrante e cheia de ornamentos, optamos por uma linguagem visual mais limpa e neutra, para que a tipografia e as ilustrações tivessem maior destaque nos rótulos.

O intuito é que a marca transmita os conceitos de rebeldia e ousadia com leveza e bom humor, para que o espírito revolucionário mexicano desperte a curiosidade do consumidor em experimentar um produto diferente.

Nos inspiramos na Revolução Mexicana, um movimento político e social, que teve como uma de suas diretrizes dar voz às expressões populares, consideradas representativas da cultura mexicana.

Identidade Visual &
Embalagens

O conceito da marca teve como inspiração um um gênero musical conhecido como “corrido”, que se difundiu de uma forma irreverente e subversiva, para divulgar notícias sobre os acontecimentos importantes.

O símbolo escolhido faz uma reverência ao líder mexicano Emiliano Zapata, que personifica o espírito revolucionário que a marca busca exaltar.

A escolha tipográfica teve por parâmetro os diversos folhetos de corridos, que possuíam uma comunicação visual bastante singular, com fontes que abusavam dos ornamentos e utilizavam tipos mais industriais, de estilo slab, com serifas largas e pouco contraste.. É essa personalidade tipográfica marcante, mais ousada e expressiva, que buscamos trazer para o projeto.

A paleta de cores é uma celebração da identidade mexicana, presente em sua bandeira e símbolos nacionais. Escolhemos tons mais escuros, para criar um bom contraste com o preto e o off white que completam a paleta.

Para o design dos rótulos, selecionamos algumas ilustrações criadas pelo artista mexicano José Guadalupe Posada (1851-1913), que foram amplamente publicadas nos periódicos de fins do século XIX e início do século XX. Ilustrou todo tipo de personagem, dos quais escolhemos o camponês, o rebelde e o patrão burguês para identificar cada um dos estilos de cerveja.

A caveira mexicana é o elemento cultural que faz a síntese entre liberdade, rebeldia e diversão, que estão entre os principais atributos da personalidade da marca.