Zatto Market

Estratégia de Marca
Identidade Visual


Uma startup focada em entregar vinhos e cervejas artesanais, dos melhores rótulos, para clientes que prezam por qualidade e entrega rápida. Além de produtos nacionais e importados, o objetivo da marca é compartilhar conhecimento, para que o consumidor sinta confiança e satisfação com suas escolhas na hora da compra.

Viva o sabor de novas experiências!

O propósito da Zatto Market é democratizar, com criatividade e inteligência, o consumo de vinhos e cervejas artesanais por diferentes gerações. Seja para unir pessoas ou desfrutar sozinho, a promessa da marca é levar até você a combinação certa para os encontros perfeitos!

O nome da marca remete ao sobrenome da família Tosatto, originário da região de Veneto, na Itália. A empresa atua no mercado de venda de bebidas online desde 2021, levando informações detalhadas sobre os produtos, dicas de consumo e harmonizações.

Nosso desafio foi projetar uma marca que se diferenciasse dos concorrentes de forma autêntica e criativa, que contasse uma história e reforçasse os atributos de colaboração, honestidade, segurança e confiança.

Por se tratar de uma empresa familiar, a marca valoriza as relações duradouras, a partir de um sentimento de pertencimento. Para isso, buscamos desenvolver uma comunicação empática e acolhedora, para que a marca pudesse transitar entre diferentes gerações, de maneira respeitável e agradável.

Estratégia de Marca

Identidade de Marca
Personalidade
Arquétipos
Valores e Diferenciais
Público e Persona
Tom de Voz
Propósito
Posicionamento

Em colaboração com o cliente, por meio de um workshop de cocriação, definimos o DNA da marca, seus valores e arquétipos de personalidade. Entendemos o perfil de público, alinhamos o posicionamento pretendido e definimos o seu novo propósito.

As diretrizes estratégicas guiaram a construção dos elementos visuais, reforçando os valores de família, transparência, competência, experimentação, satisfação e curiosidade. Paralelamente, foi realizado um diagnóstico da marca anterior, com avaliação dos pontos de melhoria para a proposta de redesign.

Uma das principais dores da empresa era alinhar sua comunicação e diferenciar a oferta dos serviços de forma personalizada. Encontramos o tom de voz mais adequado a partir da sua essência e criamos uma arquitetura de marca com endosso visual, segmentando a submarca do Clube do Vinho e as linhas de vinhos especiais, cervejas artesanais e produtos gourmet.

Com a estratégica definida, construímos as narrativas conceituais da identidade da marca para criação da sua expressão.

Identidade Visual

A nova marca da Zatto Market é sobre conexão, sociabilidade e especialidade, visto que a empresa convida diferentes gerações a experimentar seus produtos.

O símbolo foi inspirado em valores como sabedoria, grandeza e prosperidade, representados pelo elefante real e a taça. Os elefantes são animais muito cooperativos e colaborativos, que possuem um comportamento sábio, sociável e afetivo. Têm um senso interno de identidade, prezam pelo convívio em família e pela lealdade entre seus pares.

A taça representa nosso espírito festivo, um símbolo antigo de união e comunhão, além de simbolizar soberania, libertação e gratidão. Uma taça carrega em si o saber e a tradição de um líquido divino: o vinho! Juntos eles denotam felicidade, união e prosperidade, pois sempre compartilham histórias e experiências!

A escolha das cores manteve a referência de cores já utilizada pela marca, como o roxo e o laranja, mas ajustando para tons que representassem o novo posicionamento da empresa, mais moderna, mais elegante, que comunicasse mais confiança e acolhimento. A tipografia foi redesenhada para trazer contornos mais exclusivos para o logotipo.

"Desde que decidimos fazer o redesign da nossa marca tivemos apenas grandes sucessos. Alem de melhorar o profissionalismo do nosso negocio, aumentou nossas vendas em 400%. Esse reconhecimento veio não só através da nossa comunicação, onde conseguimos separar melhor nossas categorias e sugestões aos nossos clientes, mas também da confiança na compra pelo nosso site. O trabalho durante a criação e o suporte da Azteca, liderado pela Anna, foi exemplar. Não poderíamos ter ficado mais felizes com o nosso resultado!"

Marília Tosatto