Vinícola Wanako

Identidade Visual | Design de Produto | 2020

Wanako é uma vinícola de tradição familiar, localizada na região do Valle de Colchagua, no Chile.

Um de seus objetivos é fazer vinhos de excelência e acessíveis, para encantar pessoas de todo o mundo. A vinícola possui uma visão mais orgânica e sustentável da sua produção, com incentivo de tecnologias que aperfeiçoam os recursos, considerando os aspectos sociais, ambientais e econômicos. O resultado é um vinho de coloração intensa, que estimulam os sentidos e a imaginação. Entre as cepas tintas mais produzidas estão Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, além da emblemática Carménère. E, entre as brancas, Sauvignon Blanc.

O desafio foi criar uma marca com uma linguagem mais contemporânea, que representasse o compromisso de produzir vinhos diferenciados, com a qualidade e excelência do melhor terroir do Valle de Colchagua, mas com um visual mais leve e atrativo a todas as pessoas. Nos inspiramos na natureza, na cultura e na história da região andina, com suas paisagens marcantes e rica biodiversidade, para criar um símbolo autêntico, que conecta um vinho do mundo novo à sua antiga essência e tradição!

Na língua quéchua, o nome «wanaku» significa «guanaco», um camelídeo sul-americano antecessor silvestre da lhama, e uma espécie praticamente indissociável da paisagem andina, assim como os vinhedos. O termo também pode significar vale ou montanha, elementos que trouxemos para a composição do símbolo.

O posicionamento da marca parte da ideia de que o vinho - embora remeta à sofisticação - pode ser apreciado e desfrutado por todas as pessoas, em qualquer ocasião. Além de se preocupar com uma produção mais orgânica e sustentável. Identificamos nesses valores os arquétipos do "Cara Comum" e do "Criador", que reforçam o desejo de oferecer uma experiência única e agradável, que conecte as pessoas às suas melhores lembranças!