Suyo Coffee Roaster

Design de Embalagem |
Naming | 2021


Uma marca que carrega o patrimônio cultural peruano como principal valor do seu produto: um café orgânico que oferece os melhores grãos torrados e selecionados a partir de um cultivo tradicional, feito por pequenos produtores.

Tradição inspirada
na natureza

A Suyo Coffee Roaster é uma marca de café peruana que produz grãos torrados e selecionados com os mais altos padrões de qualidade, para se inserir no mercado nacional, que vem crescendo nos últimos anos. Como visão de futuro, a marca busca atingir o cenário internacional de exportação.

O café cultivado e processado no Peru geralmente é de natureza amena, com menos acidez que a maioria dos cafés de países vizinhos, como Colômbia e Brasil. A maior parte do café peruano é Arábica, geralmente cultivado em grandes altitudes, em condições favoráveis à produção dos grãos, o que garante um sabor e aroma únicos.

Nosso desafio foi criar um design para as embalagens que representasse as características e atributos particulares da região. Nos inspiramos na história, na cultura e nas paisagens naturais para criar uma identidade que reforçasse os valores de nacionalidade, autenticidade e especialidade.

A criação do nome Suyo também partiu da própria história do Peru, cujas origens remontam a expansão da civilização inca, até se constituir num poderoso império, denominado Tawuantinsuyu. A palavra vem do quechua (língua nativa dos Andes) e nasceu da fusão de dois termos: tawuatin, que significa "quatro", e suyu, que significa "região".

O nome se referia às quatro regiões em que o Império Inca foi dividido, tendo como centro unificador a cidade de Cuzco. Para o nome da marca adotamos a terminologia em espanhol "Suyo" (Tahuantinsuyo).

Num sentido mais humanista, a região seria um espaço percebido, vivenciado e compreendido culturalmente pelas relações sociais e humanas. Assim como são as regiões cafeeiras, cuja produção depende de condições específicas de clima e solo para produzir os melhores grãos.

Suyo é sinônimo de singularidade!

Design de Embalagem

O conceito visual foi inspirado nas paisagens montanhosas do Peru, mais especificamente na Montanha de Sete Cores, cuja mistura de minerais criam linhas horizontais que remetem às cores de um arco-íris.

O multicolorido também está presente na bandeira da cidade de Cuzco e nas estampas dos tecidos de origem inca. Alguns estudos arqueológicos e históricos apontam que o arco-íris era considerado uma das principais divindades dos Incas, cuja proteção dotava o governante de um poder especial.

As embalagens em duas versões diferenciam um café mais intenso e um mais suave, cuja produção em regiões de altitude com baixa temperaturas favorecem o cultivo de um café orgânico mais resistente, saboroso e aromático, com a presença de características únicas, com tons frutados, notas de chocolate, nozes ou baunilha.