Sua marca não é só um logotipo

Sua marca não é só um logotipo

Pense em uma marca, qualquer marca. O que te vem a mente? Seu logotipo ou a experiência inovadora da marca?

Certamente você lembrou primeiro do logotipo… e talvez depois pensou em suas cores, seus produtos e sua relação com essa marca. E isso não está errado! Mas é importante compreender que para chegar nesse logotipo existe um processo criativo e estratégico.

Então, qual a diferença entre marca e logotipo?

O logotipo é a representação gráfica de uma marca. Pode ser um símbolo, um ícone, um monograma ou um nome tipográfico. Em geral, o logotipo é o primeiro contato que as pessoas terão com uma marca. Por isso, é a forma mais simples como irão identificá-la, mas que por si só não traduz a essência e identidade da marca, que possui outros atributos.

Os logotipos, em geral, são super valorizados, mas eles são apenas uma parte do sistema que compõe uma marca e sua identidade, que deve ser flexível e trabalhar em conjunto com os elementos não visuais da marca, como posicionamento, cultura e experiência.

Por outro lado, uma marca carrega valores, que são a perspectiva do que ela deseja passar para o público. Ela condensa os aspectos mais importantes, que podem ser intangíveis – sua essência, estratégias e objetivos – ou tangíveis – seus serviços, produtos e formas de comunicação por meio de sua identidade visual. Uma marca não é só o que você vê, é o que você sente!

Vamos tentar um exercício: pense na marca como um iceberg – o que vemos é somente parte de um todo. Por isso é tão importante cuidar da parte intangível: o que uma marca mostra deve estar alinhado ao que ela é!

Fonte: pezzo.com.br

A identidade visual da marca é tangível e faz um apelo para os sentidos. É um conjunto de elementos utilizados de forma sistemática para transmitir a expressão visual de uma marca. Ela aumenta o reconhecimento, amplia a diferenciação e torna grandes ideias e significados mais acessíveis. Um logotipo por si só não é capaz de dizer ao seu público quem é a sua marca ou o que ela acredita.

Criar uma identidade visual para sua empresa traz visibilidade e reconhecimento, pois possibilita que seus clientes construam uma memória sobre quem você é e o que você oferece. O design diferencia e incorpora elementos intangíveis. Você pode reconhecer as marcas abaixo, mesmo sem ver o logotipo.

Uma marca é a maneira como uma empresa ou pessoa é percebida por quem a experimenta. Mais do que um símbolo, uma marca forte se destaca em um mercado saturado pelo sentimento reconhecível e sua percepção. Seu valor intangível costuma ser muito maior do que o ativo tangível da empresa.

Outra maneira de uma marca se expressar é por meio de sua cultura e experiência. A cultura de uma marca é o propósito coletivo que a inspira e impulsiona, baseado em seus valores. O insight cultural é fundamental para quem está construindo uma marca. Já a experiência do consumidor constrói fidelidade e relações duradouras. Isso deve ser trabalhado em cada ponto de contato da marca. Uma boa experiência gera uma conexão emocional, já o contrário pode ser devastador!

Em poucas palavras, marcas são percepções! É um relacionamento estabelecido ao longo do tempo.

O que você busca quando quer criar uma marca para sua empresa? Se respondeu “um logotipo”, é preciso entender melhor o que é uma marca forte. Se você quer criar uma identidade visual estratégica, que atenda ao perfil da sua empresa, conte conosco!

Nós projetamos marcas com personalidade!

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Referência: WHEELER, Alina. Design de Identidade de Marca. Porto Alegre; Bookman, 2019.

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