Quais os elementos essenciais de uma identidade visual?

Quais os elementos essenciais de uma identidade visual?

Uma marca memorável deve buscar conexões significativas com seu público. Criar a identidade de uma marca é criar sua personalidade, definir seus diferenciais e destacá-la de seus concorrentes.
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Como já apresentamos aqui no blog, a identidade visual é um conjunto de elementos utilizados para apresentar sua empresa ao mundo e definir como ela será vista. É tudo sobre representação, visibilidade e reconhecimento! Criar uma identidade consistente traz visibilidade e reconhecimento, pois possibilita que seus clientes construam uma memória sobre quem você é, bem como o valor que você oferece a eles.

Mas, afinal, o que compõe uma identidade visual?
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Neste post apresentamos os componentes essenciais, para que não fique dúvidas de que uma identidade visual vai muito além de um logotipo.
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Como exemplo, fizemos um case do Nubank, destacando o papel de cada item na construção da marca.

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1. Logotipo

Fonte: Behance.net

O logotipo é a representação gráfica de uma marca e parte central de sua identidade visual. Pode ser um símbolo, uma tipografia, um monograma… Em geral, o logotipo é o primeiro contato que as pessoas terão com uma marca. É a forma mais simples como irão identificá-la, mas que por si não traduz a essência da marca. Por isso, uma empresa não deve buscar ser reconhecida apenas por seu logotipo.

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2. Cores

Fonte: Behance.net

A identidade visual da marca deve levar em consideração a importância das cores. Muito mais que um aspecto visual, é a primeira percepção da sua marca. A escolha das cores deve estar alinhada aos objetivos da marca, bem como à sua personalidade.

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3. Tipografia

Fonte: Behance.net

A tipografia é um dos pilares de um projeto de identidade visual, pois é uma extensão da personalidade e voz da sua marca. Se você quer que sua marca seja elegante, divertida, séria ou excêntrica, as fontes certas criam a atmosfera ideal para fazer associações com sua marca.

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4. Padrão Visual

Fonte: Nubank on Twitter

Alguns elementos como patterns, grafismos, ilustrações ou ícones, podem dar ainda mais autenticidade à marca. O pattern, por exemplo, pode ser usado no site, na papelaria, nas embalagens, etc. O importante é ter recursos que ajudem a marca a se destacar dos concorrentes.

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5. Fotografia

Fonte: Nubank.com.br

Imagens bonitas e de alta qualidade são um trunfo significativo para a identidade visual da marca. O uso adequado da fotografia torna um site, blog ou mídia social muito mais atraente. As imagens despertam emoções, por isso precisam capturar e transmitir a essência da marca.

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6. Aplicações

Fonte: Behance.net

Os pontos de contato são essenciais para a identidade da marca. Por isso, o uso de aplicações nos dá uma referência de como ela será vista em diferentes materiais: cartão de visita, papel timbrado, envelopes, frota, site, aplicativos, redes sociais são algumas das possibilidades.

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7. Comunicação

Fonte: Nubank.com.br

Toda marca precisa ter uma “voz”, que reflita sua essência e crie conexões com seu público. Essa voz deve ser aplicada tanto na comunicação escrita, quanto incorporada na fotografia, nos materiais institucionais e redes sociais da marca.

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Esses elementos precisam fazer parte de um mesmo universo e conversar entre si. Por isso, requer um processo criativo cuidadoso e inspirador, para transmitir sua história, seus valores, além de facilitar sua compreensão e interação. A importância de criar uma identidade visual está na construção de uma marca mais sólida, que estabeleça conexões, crie emoções e seja uma referência no seu nicho!

Uma identidade consistente traz visibilidade e reconhecimento, pois possibilita que seus clientes construam uma memória sobre quem você é, bem como o valor que você oferece a eles.

Precisando de uma identidade visual para sua empresa? Entre em contato conosco!

Nós criamos marcas com personalidade!

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