Uma marca memorável deve buscar conexões significativas com seu público. Criar a identidade de uma marca é criar sua personalidade, definir seus diferenciais e destacá-la de seus concorrentes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como já apresentamos aqui no blog, a identidade visual é um conjunto de elementos utilizados para apresentar sua empresa ao mundo e definir como ela será vista. É tudo sobre representação, visibilidade e reconhecimento! Criar uma identidade consistente traz visibilidade e reconhecimento, pois possibilita que seus clientes construam uma memória sobre quem você é, bem como o valor que você oferece a eles.
Mas, afinal, o que compõe uma identidade visual?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Neste post apresentamos os componentes essenciais, para que não fique dúvidas de que uma identidade visual vai muito além de um logotipo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como exemplo, fizemos um case do Nubank, destacando o papel de cada item na construção da marca.
.
1. Logotipo
O logotipo é a representação gráfica de uma marca e parte central de sua identidade visual. Pode ser um símbolo, uma tipografia, um monograma… Em geral, o logotipo é o primeiro contato que as pessoas terão com uma marca. É a forma mais simples como irão identificá-la, mas que por si não traduz a essência da marca. Por isso, uma empresa não deve buscar ser reconhecida apenas por seu logotipo.
.
2. Cores
A identidade visual da marca deve levar em consideração a importância das cores. Muito mais que um aspecto visual, é a primeira percepção da sua marca. A escolha das cores deve estar alinhada aos objetivos da marca, bem como à sua personalidade.
.
3. Tipografia
A tipografia é um dos pilares de um projeto de identidade visual, pois é uma extensão da personalidade e voz da sua marca. Se você quer que sua marca seja elegante, divertida, séria ou excêntrica, as fontes certas criam a atmosfera ideal para fazer associações com sua marca.
.
4. Padrão Visual
Alguns elementos como patterns, grafismos, ilustrações ou ícones, podem dar ainda mais autenticidade à marca. O pattern, por exemplo, pode ser usado no site, na papelaria, nas embalagens, etc. O importante é ter recursos que ajudem a marca a se destacar dos concorrentes.
.
5. Fotografia
Imagens bonitas e de alta qualidade são um trunfo significativo para a identidade visual da marca. O uso adequado da fotografia torna um site, blog ou mídia social muito mais atraente. As imagens despertam emoções, por isso precisam capturar e transmitir a essência da marca.
.
6. Aplicações
Os pontos de contato são essenciais para a identidade da marca. Por isso, o uso de aplicações nos dá uma referência de como ela será vista em diferentes materiais: cartão de visita, papel timbrado, envelopes, frota, site, aplicativos, redes sociais são algumas das possibilidades.
.
7. Comunicação
Toda marca precisa ter uma “voz”, que reflita sua essência e crie conexões com seu público. Essa voz deve ser aplicada tanto na comunicação escrita, quanto incorporada na fotografia, nos materiais institucionais e redes sociais da marca.
.
Esses elementos precisam fazer parte de um mesmo universo e conversar entre si. Por isso, requer um processo criativo cuidadoso e inspirador, para transmitir sua história, seus valores, além de facilitar sua compreensão e interação. A importância de criar uma identidade visual está na construção de uma marca mais sólida, que estabeleça conexões, crie emoções e seja uma referência no seu nicho!
Uma identidade consistente traz visibilidade e reconhecimento, pois possibilita que seus clientes construam uma memória sobre quem você é, bem como o valor que você oferece a eles.
Precisando de uma identidade visual para sua empresa? Entre em contato conosco!
Nós criamos marcas com personalidade!