Por que investir em uma identidade visual? Conheça nosso processo criativo, etapa por etapa!

Por que investir em uma identidade visual? Conheça nosso processo criativo, etapa por etapa!

Se você tem uma empresa ou é um profissional autônomo, não seria incrível ter um conjunto de características — desde o nome até aspectos da personalidade e aparência — que fizessem sua marca ser lembrada e reconhecida pelas pessoas?

Criar uma identidade para sua marca vai muito além de ter um logotipo bonito. Ela é idealizada como um projeto de design, onde todos os materiais são pensados de forma integrada e harmônica. Cada vez mais as empresas estão buscando um lugar de destaque no mercado e ter uma identidade visual bem construída faz toda a diferença!

Pense comigo: se você tivesse que apresentar a sua empresa para alguém, sem dizer o nome e sem mostrar seu logotipo, como você faria? Se você não encontrou uma resposta rápida, está na hora de repensar ou criar sua identidade visual de uma forma profissional!

Uma marca carrega valores, que são a perspectiva do que ela deseja passar para o público. Ela condensa as características mais importantes de sua empresa, que podem ser intangíveis – sua essência, estratégias e objetivos – ou tangíveis – seus serviços, produtos e formas de comunicação por meio de sua identidade visual. É um relacionamento que sua empresa estabelece ao longo do tempo.

Nossa especialidade aqui na Azteca é a criação de identidades visuais estratégicas. Parte desse processo diz respeito a escolhas responsáveis sobre tipografia, cores, símbolos entre outros elementos que vão dar personalidade e traduzir todo o conceito e essência por trás da história e do propósito da sua empresa.

Identidade visual desenvolvida para a psicóloga Fernanda Borges. Clique na imagem para ver o projeto.

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Muitas pessoas pensam que projetos de design nascem apenas de uma ideia criativa, que surge do nada. Design tem muito a ver com inspiração, mas está longe de ser apenas arte! Design é projeto, planejamento e análise em busca da melhor solução para um problema. Para se chegar a essa solução, cada designer trabalha de uma maneira, com base num universo de referências, formação pessoal e experiências.

O compromisso da Azteca é criar marcas, projetando histórias. Por isso denominamos nosso processo criativo de Jornada Story Brand, ou “Jornada da História da Marca”. Uma história vai muito além de uma simples narrativa: ela é carregada de símbolos e significados que dão sentido ao que você é e faz. Cada elemento da sua empresa, desde as cores até as texturas das embalagens, a forma como se comunica, a equipe que contrata, tudo isso faz parte da história da sua marca. Se ela não carrega esses signos será apenas mais uma mercadoria. Sua história deve ser a base da sua marca e uma estratégia de diferenciação e posicionamento.

O que apresentamos nesse post é um breve resumo da nossa metodologia. Utilizamos a abordagem do Design Thinking aliado a ferramentas de Storytelling e diretrizes estratégicas para criar identidades visuais que expressem seu propósito e personalidade. Somos uma marca em constante movimento, por isso, vamos aprimorando e melhorando nosso processo sempre que necessário!

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ETAPA 1

IMERSÃO: Diagnóstico de Marca

Todo projeto de identidade visual começa com muita informação. Nessa etapa vamos conversar bastante! O primeiro passo é realizar uma entrevista em profundidade, para conhecer o perfil da sua empresa e a sua história, além de entender em que momento seu empreendimento se encontra, o que você vende, quais seus objetivos, propósito e interesses. São muitas perguntas, tendo como pilares principais: quem a marca é? para quem está sendo feita? onde será vista?

ETAPA 2

IDEAÇÃO: Estratégia de Marca

Aqui definimos a essência da marca! As informações da etapa anterior são sistematizadas para encontrar o DNA da sua marca. Vamos nos aprofundar, entender e conceituar a personalidade da sua empresa. São realizadas pesquisas de público e mercado, entre outras estratégias, para buscar a melhor identificação sobre o perfil e o propósito da marca. Nessa etapa teremos algumas reuniões e dinâmicas para definirmos juntos quais os atributos, o posicionamento, a personalidade, a identidade, a proposta de valor e a imagem da marca junto ao público. O resultado é um painel conceitual e semântico, que será validado por você, sobre tudo que descobrimos e definimos para sua marca!

ETAPA 3

EXPRESSÃO: Identidade Visual

Com a estratégia definida, enfim começa a criação. Nessa etapa os aspectos tangíveis e intangíveis serão transformados em identidade visual. O objetivo é gerar possibilidades para se chegar a um resultado mais autêntico: construção do símbolo, escolha da tipografia ideal, paleta de cores, entre outros elementos gráficos, além de inúmeros testes com aplicações. Essa etapa também pode incluir um projeto de naming, que será realizado antes da criação da identidade visual.

ETAPA 4

PROJEÇÃO: Aplicação da Marca

Chegou o momento de dividir tudo que criamos com você, conforme o que foi analisado e planejado ao longo do processo criativo! Nessa etapa final faremos uma apresentação completa do projeto de identidade desenvolvido. Será apresentada sua nova marca, cuidando de todos os detalhes, para que ela se expresse e represente a essência da sua empresa. Com o projeto aprovado, passamos a entrega todas as aplicações, desde o cartão de visitas, itens de papelaria, artes para social media, entre outros itens que tenham sido contratados. Toda a estratégia e uso da marca estarão informadas no manual de identidade visual. Sua marca está pronta pra se conectar com o mundo!

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Percebeu a importância de todo esse processo?

O bom design agrega valor a uma marca e aumenta a visibilidade do seu negócio com um visual distinto, apaixonante e eficiente. A marca é o primeiro contato que as pessoas terão com o seu produto ou serviço. Ter uma identidade visual estratégica, consistente e autêntica gera reconhecimento, diferenciação e mais confiança para seus consumidores. Criar um universo visual facilita a aplicação, a compreensão e o reconhecimento da sua marca, é um trabalho que vai muito além do que é visto. Envolve todos os sentidos e pontos de contato com seu público.

Identidade visual desenvolvida para o Desemboque Estacionamento. Clique na imagem para ver o projeto.

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Portanto, é importante que você veja o meu trabalho como um investimento no seu negócio. O design é uma escolha inteligente, que abre caminhos para diferentes soluções e inúmeras possibilidades!

Sua marca é sua identidade… e “o investimento mais importante que você pode fazer em sua empresa!” (Steve Forbes)

Gostou de saber mais a fundo como funciona o nosso trabalho? Tem alguma dúvida? Isso foi apenas um resumo… existem outros detalhes que precisamos cuidar e conhecer. Mas já deu pra ter uma ideia de como projetamos uma identidade visual. Estamos à disposição para conversar e esclarecer qualquer etapa.

Entre em contato e vamos criar um projeto incrível e cheio de personalidade!

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