Personalidade de marca e suas dimensões

Personalidade de marca e suas dimensões

Se a sua marca fosse uma pessoa, que tipo de personalidade e comportamentos ela teria? E quais adjetivos a representariam melhor?
Divertida. Inovadora. Amigável. Competente. Empolgante. Confiável. Sofisticada. Romântica… Definir a personalidade de uma marca vai muito além que só atribuir adjetivos!

Pensando nas empresas mais reconhecidas do mundo, grande parte delas tem traços de personalidade humana em seu posicionamento. A Apple, por exemplo, incorpora características como elegante, moderna, minimalista e forte. Seus comportamentos são como uma marca atua no contexto do mundo ao seu redor.

Nem sempre é com a marca em si que nos identificamos; é com a personalidade dela! Claro que isso parte de um todo, que envolve ainda um posicionamento bem definido e uma gestão estratégica consciente.
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O primeiro passo no processo de criação de uma marca é conhecê-la, saber quem ela é, o que faz e como faz, qual é o seu propósito. Essa fase inicial de diagnóstico é o que vai definir a percepção da marca junto ao seu público. Isso porque uma marca deve representar os valores e ideais das pessoas por trás dela.
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Depois é preciso conhecer seus objetivos, como se comunica, quais seus valores, etc. Esta é a fase imersiva da estratégia para definição de um conceito. Por fim, no processo de expressão e criação, todos esses atributos serão agregados e transformados em elementos gráficos, cuja identidade visual vai transmitir a personalidade da marca.

E como construir a personalidade de uma marca?

A construção da personalidade é um conjunto de dimensões visíveis e invisíveis, elementos de propriedade da marca, como seu posicionamento, sua postura diante de diversas situações positivas e negativas, por suas ações de marketing, sua comunicação e também pelo modo como sua própria identidade visual é transmitida ao mercado e à sociedade.

Alguns atributos são fundamentais nesse processo:

  • Identidade: É um conjunto de elementos que ajuda a comunicar quem é sua marca. Quando digo Coca-Cola, que cor vem à mente? Qual tipo de letra? Qual visual? Uma identidade de marca forte, contribui para que ela seja reconhecida em diferentes contextos.
  • Tom e Voz: Parte da imagem da marca é atribuída ao que ela fala e como ela fala. Como a marca se comunica com seu público?
    • VOZ: descreve a personalidade da empresa. É consistente e imutável.
    • TOM: a inflexão emocional aplicada à sua voz. Ele se ajusta ao que é adequado para uma peça ou mensagem específica.
  • Atitude: A maneira como uma marca age é como ela se comporta no contexto do mundo maior. É uma maneira única de interagir com os clientes, a fim de promover um sentimento de identidade e conexão especial.
  • Autenticidade: As empresas que sabem quem são e o que representam possuem uma personalidade própria e começam pela criação de uma identidade visual autêntica.
  • Coerência: É a qualidade capaz de unificar e tornar consistente toda a comunicação da marca, utilizando a mesma aparência e voz nos diferentes os pontos de contato. Além disso, a identidade deve estar presente de forma clara para comunicar produtos e serviços.

Segundo Alina Wheeler, as melhores marcas possuem um conjunto de valores bem definido, uma voz que se destaca e símbolos que traduzem significados. A expressão da marca deve ser coerente com a missão, o público-alvo, a cultura, a personalidade e os valores específicos da organização.

Uma marca pensada, focada nos atributos, diferenciais e posicionamento, será uma marca que a representará a empresa de fato. E trará personalidade ao negócio, diferenciando-os dos demais.

Agora que você já conhece a importância da personalidade de uma marca, nós podemos ajudá-lo a criar uma identidade visual autêntica, alinhada com sua história e essência, para gerar conexões positivas com seu público.
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Nós criamos marcas com personalidade!

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Referência: WHEELER, Alina. Design de Identidade de Marca. Porto Alegre; Bookman, 2019.

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