O conceito da marca une duas paixões: a História e o Design! E teve como principal inspiração a civilização asteca, reconhecida por sua rica cultura e capacidade criativa.
Os Astecas (ou Mexicas) desenvolveram-se entre os séculos XIV e XVI, até serem conquistados pelos espanhóis em 1519. Por serem uma sociedade militarista, dominaram os territórios do atual México, onde construíram um poderosos império.
No campo cultural, o maior destaque é sua suntuosa arquitetura, formada por grandes pirâmides e templos. Suas pinturas, esculturas e cerâmicas registravam cenas históricas, cotidianas, divindades, símbolos religiosos e rituais, sendo a arte bastante desenvolvida por esses povos.
O símbolo faz alusão a uma das esculturas mais significativas dessa cultura: a Piedra del Sol, ou calendário solar, que é uma representação de ciclos naturais recorrentes. Suas marcações foram mais simbólicas do que práticas e referem-se à cosmologia asteca, em sua busca por unir o tempo e a eternidade.
A pedra calendário marca as passagens cíclicas das quatro criações, destruídas por jaguares, fogo, vento e água. O deus Tonatiuh, ao centro, representa o quinto Sol e a atual criação dos seres humanos.
Na linguagem arquetípica, os calendários são importantes fundações da consciência e da cultura de um povo. Representam continuidades e rupturas como marcos históricos do tempo.
Para a concepção da marca, a riqueza de detalhes foi substituída por formas geométricas, cujos traços precisos transmitem força, profissionalismo e eficiência. O formato circular também projeta a ideia de unidade e parceria que busco desenvolver com meu trabalho.
A inspiração da cultura asteca para a criatividade de novas ideias!