Observatório Aura

Estratégia de Marca | Creative Brand
Identidade Visual


Uma Associação sem fins lucrativos que se estrutura como um Observatório e Núcleo de Pesquisas em direito, democracia, políticas públicas e direitos humanos. 

Construir um espaço democrático para o debate e a participação

A prática da Democracia pressupõe ação e participação política, de forma cíclica e universal. Um observatório político pressupõe um espaço de investigação científica, com o intuito de potencializar as análises das estruturas político-sociais.

O propósito O propósito do Observatório Aura é promover um ambiente acadêmico-científico multidisciplinar, construindo um espaço para o debate e a participação, que permita a integração entre docentes, graduados e graduandos na área do Direito, comprometidos com a formação de uma sociedade mais justa, humana e igualitária.

O nome é uma homenagem à professora Maria Aura Marques Aidar, historiadora, educadora e gestora na Universidade de Uberaba, cuja dedicação pelo ensino e pesquisa rendeu inúmeros frutos.

Os valores de cidadania, democracia, colaboração, universalidade, liberdade, resiliência e criticidade estão presentes na marca do Observatório Aura, que deposita na pesquisa e na Ciência Social os pilares para construção de novos conceitos e formas de pensar, ressaltando a necessidade inata de alguns grupos de serem vistos, reconhecidos e ter suas vozes ouvidas.

O desafio foi criar uma identidade que conciliasse esses valores e se conectasse com jovens pesquisadores, que são o principal público de interesse.

Projetamos uma marca que transmite a seriedade, sabedoria e compromisso do mundo acadêmico, mas de forma criativa, inclusiva e otimista. Com uma linguagem visual alinhada à sua comunicação, tanto no ambiente profissional quanto no digital.

Identidade Visual

O conceito da marca teve por inspiração a República Romana, berço do nascimento do Direito e do princípio da participação política nos assuntos públicos do Estado. Algumas instituições criadas na Antiguidade forjaram a constituição da política contemporânea, da Cidadania ativa e da Democracia como regime político fundado na soberania popular e no respeito integral aos Direitos Humanos.

Inspirado na arquitetura das instituições romanas, o símbolo remete à universalidade e à circularidade do debate em torno das políticas públicas, que estão em constante movimento de construção e reconstrução. A marca carrega de forma expressiva os arquétipos do Sábio e do Criador, que reforçam os atributos de sabedoria, inteligência, experiência, conhecimento, humanidade, jovialidade e transformação.

Esses atributos se alinharam fortemente com a tendência da Pantone Color para o ano de 2021: Illuminating e Ultimate Gray. Duas cores independentes que se unem para expressar uma mensagem de força e esperança que buscamos na atualidade. Uma combinação que mostra a resiliência, o otimismo, a esperança e a positividade de que precisamos, conforme nos redefinimos, renovamos, reimaginamos e reinventamos.

"Não podia ter traduzido melhor a proposta do Observatório. Estamos muito felizes com a identidade visual!"

Adriana Aidar