Design estratégico para criação de marcas mais relevantes

Design estratégico para criação de marcas mais relevantes

O termo estratégia deriva do latim “strategum“, que por sua vez vem do grego “stratègós”, que significa plano, método, manobras ou estratagemas, usados para alcançar um objetivo ou resultado específico. O pensamento estratégico é essencial para o ser humano, e pode ser aplicado em várias situações.

design estratégico é como uma bússola, que tem por objetivo orientar e guiar uma empresa a entender seu propósito, ter uma essência clara e criar uma visão de futuro, tornando seus negócios mais relevantes. Está muito ligado à aplicação de processos e valorização da experiência. O design estratégico é um importante método na construção da identidade de uma marca, não apenas visualmente, mas para comunicar seu posicionamento, dar voz à sua personalidade e criar conexões positivas com o público a partir de seus valores.

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“A identidade e reconhecimento de uma marca não consistem somente num sistema visual concreto liderado por um símbolo ou um logotipo. A dimensão da comunicação da marca se aplica a todo sistema conceitual, estratégico e funcional que envolve a organização, e se bem realizada, fará com que seu símbolo identificador consiga ser a chave de acesso de todo esse universo de conteúdos, produtos e atitudes que a representam.”

(Cecília Consolo)

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Uma marca não é só um símbolo, um produto ou um serviço, é também um conceito a ser percebido, identificado e reconhecido pelo público! A marca só existe quando há um sistema organizado, em que esses fios se entrelaçam e geram valor!

Como criar um logotipo ou mesmo uma identidade visual sem entender quais objetivos essa marca deve ter? Não fazer um diagnóstico prévio para criar uma estratégia assertiva pode gerar um problema criativo. A identidade visual precisa estar alinhada com o que a marca é, o que ela pretende ser e como quer se comunicar.
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E não apenas a identidade… existe todo um universo tangível e intangível por trás de uma marca! Daí a importância de perceber sua construção como algo estratégico, centrado nos valores, no propósito, na imagem e na essência da marca. Com as ferramentas de design estratégico, é possível redefinir problemas, identificar oportunidades, que antes não seriam percebidas, e entregar soluções mais eficientes e criativas.

Através da estratégia de marca, é possível crescer com direcionamento, com foco no que realmente importa, ser capaz de tomar as decisões visando autoconhecimento, contar com as ferramentas necessárias para se diferenciar e buscar resultados consistentes a longo prazo. Apesar das marcas explorarem muito o universo visual, elas só atingem um status de referência quando cumprem sua promessa e se mantêm em constante sintonia com as expectativas dos seus usuários.

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Direcionamentos estratégicos para a marca Éve Menegotto

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O design da Azteca é voltado para um processo criativo que utiliza um método estratégico para criar suas identidades visuais. Existem diferentes meios para sua aplicação e nosso intuito é encontrar o nosso jeito de fazer, por meio de uma jornada imersiva na história da marca, para criar identidades cada vez mais autênticas. Tudo isso colocando o cliente como centro do processo!

Quando uma empresa (seja ela pequena ou um profissional autônomo) investe na criação de uma marca estratégica ela passa a comunicar com mais clareza os seus valores, se posiciona a partir da sua essência e se torna única e relevante para o seu público.

Eis a função do design: criar conexões entre marcas e pessoas! E o compromisso da Azteca é o de projetar identidades com personalidade, alinhadas estrategicamente com o propósito de cada empresa.

Se você busca direcionamento para impulsionar a marca da sua empresa, entre em contato e vamos projetar juntos!

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Referência: CONSOLO, Cecília. Marcas: design estratégico. Do símbolo à gestão da identidade corporativa. São Paulo: Blucher, 2015.

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