Desemboque Estacionamento

Identidade Visual | 2020

O Desemboque é uma prestadora de serviços para estacionamento de veículos, que atua há mais de 20 anos na cidade de Uberaba-MG, sendo uma das primeiras do ramo, com localização privilegiada na área central.

O nome homenageia o primeiro povoamento da região do Triângulo Mineiro. "Desemboque" vem do verbo desembocar, o mesmo que desaguar, transpor, afluir. Uma referência a um ponto de parada, de encontro e de partida, assim como são os estacionamentos.

A criação de uma identidade visual deveria atender a necessidade de maior visibilidade, tendo em vista o crescimento dos sistemas de estacionamento público rotativo e da própria saturação do mercado. Além de reforçar os valores de honestidade, bons preços, segurança, atenção aos clientes, que sempre foram os principais diferenciais da empresa.

Buscamos criar uma marca expressiva e autêntica para o setor, que conciliasse a história da origem do nome com uma concepção mais moderna e ousada, trazendo elementos que transmitissem humanidade, originalidade e segurança.

O conceito de criação da marca teve por inspiração as "coisas do interior", mas sem perder de vista elementos que representam o crescimento urbano. O símbolo evolui da tradição de um carro de boi para a modernização dos automóveis, aqui representados por uma roda.

As iniciais D e E também serviram de orientação para a construção. Utilizamos a proporção áurea para desenvolver o símbolo e guiar a organização dos elementos, trazendo mais equilíbrio e harmonia à composição.

O uso de cores contrastantes é uma clara referência ao setor automobilístico, dando mais destaque à marca em meio ao cenário urbano. Criamos um pattern a partir da combinação de setas direcionais que lembram os sulcos de um pneu, como se fosse um rastro marcado na estrada de terra. A aplicação pode ser utilizada em diferentes produtos para dar mais personalização à marca.