Boletim de marca: teste seus pontos fortes e fracos

Boletim de marca: teste seus pontos fortes e fracos

“Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho lhe servirá”. Esta frase do romancista inglês Lewis Carrol resume o intuito desse artigo, que é falarmos um pouco sobre design estratégico.

Você conhece os pontos fortes e fracos da sua marca? Fazer esse diagnóstico é importante para avaliar quais competências você desenvolve com excelência e quais precisam ser melhoradas.

Escolhemos alguns atributos fundamentais, para você obter um “boletim da sua marca”. Ter um bom desempenho nesses itens certamente é um ponto positivo para que sua marca continue crescendo e criando conexões positivas com seu público. Mas não se preocupe só com o resultado, pois toda marca precisa de melhorias em algum aspecto. Concentre-se em buscar no caminho certo!

O desafio de criação de uma marca passa pela pesquisa e conhecimento desses aspectos, para que a identidade visual sintetize os valores tangíveis e intangíveis. Uma boa marca vai muito além de um logotipo! Ela precisa ter um propósito bem definido, conhecer seu público-alvo, ter um time alinhado com seus ideais, se diferenciar e se destacar no mercado, ser relevante e humanizada. Tudo isso vai gerar a definição de uma identidade visual consistente, que orienta todas as ações posteriores, de valor e posicionamento.

Pronto para realizar seu teste?

Escolhemos 6 atributos que são compartilhados pelas marcas mais eficazes do mundo. Uma maneira simples de classificar os pontos fortes e fracos nos aspectos mais importantes. Responda cada um dos itens com os seguintes conceitos, de acordo com o momento da sua marca:

1. Sua marca tem um propósito bem definido?

Uma bússola de marca serve como base para iniciativas bem-sucedidas de construção de marca, garantindo mensagens e identidade consistentes.
Uma marca bem definida deve possuir:

  • Propósito (por que?)
  • Visão (o que?)
  • Missão (para que?)
  • Valores (para quem?)
  • Objetivos (como?)

2. Você conhece seu público-alvo?

Se você não entender as necessidades específicas de seus clientes, seus produtos e sua comunicação sempre serão abaixo do ideal.
Você conhece o perfil do seu público, quem são e quais seus interesses?
Sua marca se conecta com seus clientes?

3. Seus funcionários entendem sua marca?

É essencial que seu time entenda o que sua marca representa e o que se espera deles como embaixadores da marca. A eficácia da estratégia de uma marca depende do alinhamento interno.
A razão de existência da marca está bem definida? Todos os colaboradores têm na ponta da língua?

4. Sua marca se diferencia da concorrência?

As marcas mais fortes ocupam nichos distintos na mente das pessoas. Eles são diferenciados da concorrência de maneiras claramente identificáveis.
Sua marca é reconhecível? É autêntica, exclusiva e humana? Ela consegue se destacar?

5. Sua marca é relevante?

Uma marca é relevante quando atende às necessidades do seu público-alvo. Pense nas seguintes questões:

Você é incansavelmente centrado no cliente?
Você está focado na experiência do usuário?
Você se lembra do que diferencia sua marca?
Suas decisões estão alinhadas com o seu propósito?

6. Sua identidade visual representa a essência da sua marca?

A identidade visual de uma marca é mais do que apenas seu logotipo. Inclui outros elementos como cores, tipografia, pattern, fotografia, tom de voz… Uma identidade eficaz deve ser um sistema unificado, inspirado na essência da sua marca, além de agregar valor. Sua empresa potencializa-se através do Design?

Agora some os conceitos que mais se repetiram para saber qual é a classificação da sua marca. Utilizamos slogans famosos para te inspirar! E também apresentamos o resultado da nossa avaliação da Azteca:


E aí, qual foi o seu resultado?

Seu conceito pode ser compartilhado com orgulho? Ou você ainda precisa melhorar o desempenho da sua marca?

Se você se sentiu como aquele aluno que tem pavor de mostrar o boletim para os pais, não entre em pânico! O fato é que a maioria das marcas não tem uma pontuação satisfatória nesses atributos. Se você precisa melhorar seu design conte conosco!

Nós projetamos marcas com personalidade!

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