André Ricardo Arquiteturas

Estratégia de Marca | Story Brand
Identidade Visual


Arquiteto e urbanista mineiro, autor de projetos de arquiteturas residenciais, comerciais, esportivas e de mobiliários residenciais e urbanos. Seu propósito é criar espaços personalizados de convívio e conforto, unindo o belo ao sustentável, de forma inteligente e criativa, projetando ambientes funcionais, que atendem ao estilo de vida da família moderna.

Inspirar arte em forma de arquitetura

A criação da marca ANDRÉ RICARDO ARQUITETURAS se consolida num momento de reposicionamento profissional, com o objetivo de alcançar novos clientes e concorrer em nível de igualdade com outras referências na área.

O desafio foi projetar uma marca autêntica, que transmitisse modernidade e sofisticação, mas que tenha o perfil do André: especialista, criativo, científico, detalhista.

Uma marca que seja percebida pelos valores de qualificação técnica, proximidade e uma visão sustentável; que reforce os atributos de conhecimento, confiabilidade e profissionalismo.


Para isso, nos preocupamos em desenvolver uma identidade de marca com uma personalidade clara, para transformar esses atributos em elementos visuais. Essa linguagem deve estar alinhada ao público-alvo, com soluções que atendam os pontos de contato da marca.

A partir das diretrizes estratégicas, definimos a jornada do usuário da marca André Ricardo Arquiteturas, com indicação de perfil, valores, benefícios e experiências que a marca deve proporcionar aos seus clientes.

Estratégia de Marca

Identidade de Marca
Propósito
Personalidade
Arquétipos
Perfil de Público
Valores e Diferenciais
Proposta de Valor
Jornada Story Brand

O André Ricardo é profissional com experiência de 17 anos, que usa sua criatividade e espírito de inovação para criar projetos com sofisticação e praticidade. Por isso valoriza o conhecimento de técnicas e busca dominá-las.

Durante o processo estratégico, buscamos entender o cenário de atuação para definir de forma clara os principais atributos, valores e diferenciais, que caracterizam a essência da marca. O estudo de arquétipos e de uma identidade projetiva ajudou a definir a personalidade e a forma como a marca iria se comunicar visualmente.

Para alinhar a comunicação e expressão da marca, identificamos seu público de interesse, que são pessoas que buscam por ambientes mais belos, modernos e confortáveis. Seu objetivo é projetar ambientes funcionais para além da estética, mais sustentáveis, espaços que priorizem as emoções, que inspirem beleza, simplicidade e vivências positivas.

Identidade Visual

O conceito de criativo teve por inspiração o design, a arte e a arquitetura modernas, com referências ao minimalismo da Bauhaus, o neoplasticismo do pintor holandês Piet Mondrian e o estilo racionalista e funcional do arquiteto suíço Le Corbusier.

Seguindo essa tríade, a marca inspira arte em forma de arquitetura. O símbolo traz os significados de construir, projetar, materializar, solucionar; assim como as sensações de ambiente, conforto, exclusividade e personalidade. Atributos e benefícios que a marca preza em seus projetos.

Utilizamos a técnica da proporção áurea por estar diretamente ligada ao conceito criativo e ser amplamente utilizada em diferentes projetos de design e arquitetura.

A escolha da tipografia e da paleta de cores seguiram algumas tendências da arquitetura moderna, que se alinham à essência e aos atributos da personalidade da marca. O papel kraft entra como uma opção de cor/textura para ser aplicado na papelaria corporativa, reforçando a aplicabilidade de materiais sustentáveis nos pontos de contato da marca.

"Seu projeto foi uma criação emocionante! Retratou muito bem nossa identidade e aspirações. Muito obrigado pelo carinho, competência e criatividade!"

André Ricardo